quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ANDEBOL

Andebol
        Caracterização do jogo:

           O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas, cada uma constituída por sete jogadores efectivos (um guarda-redes e seis jogadores de campo) e até sete suplentes, um dos quais pode ser guarda-redes.
           É jogado predominantemente com a mão, num campo rectangular de 40 x 20 metros.
           O objectivo do jogo é fazer com que a bola entre na baliza adversária e impedir que entre na própria baliza. Quem marcar mais golos ganha o encontro, podendo registar-se um empate no final do jogo.
           O tempo de jogo é de 60 minutos, subdivididos em duas partes de 30 minutos cada, com um tempo de intervalo de 10 minutos.
           A competição é dirigida por uma equipa de arbitragem constituída por dois árbitros, um secretário e um cronometrista.
           Para além do Andebol de sete existe também o Andebol de cinco.
Regulamento:

            Ü Início e recomeço do jogo
           A posse da bola ou escolha de campo faz-se por sorteio do árbitro entre os dois capitães de equipa. O início do jogo é dado após o apito do árbitro (no máximo 3 segundos), com o jogador possuidor da bola a pisar a linha de meio campo. Cada equipa está situada no seu meio campo, com o jogador adversário mais próximo a uma distância mínima de 3 metros. Após o intervalo, o recomeço do jogo é efectuado pela equipa que não fez no início do encontro. Após cada golo, o jogo recomeça na marca do meio campo.

           Ü Duração do jogo
A duração dos jogos é variável em função do escalão etário. Os jogos em escalões de idade superior a 16 anos têm a duração de 60 minutos (duas partes de 30 minutos cada, com um máximo de 10 minutos de intervalo). No escalão correspondente aos 12-16 anos, a duração de um jogo é de 50 minutos (2 x 25).
Cada equipa tem direito a solicitar um tempo de descanso de um minuto em cada parte.

           Ü Sistema de pontuação
A equipa pontua (marca golo) quando consegue que a bola transponha completamente a linha de baliza (entre os postes e por baixo da barra) numa jogada regulamentar.

Ü Bola fora/Reposição da bola em jogo
A bola é considerada fora de jogo quando transpõe completamente as linhas laterais ou a linha de baliza. A reposição em jogo pode ser feita por:
- Lançamento pela linha lateral – situação em que a bola sai pela linha lateral, sendo a reposição feita no local por onde a bola saiu. No acto do lançamento, o jogador deve colocar um dos pés sobre a linha lateral.







- Lançamento de canto – situação em que a bola sai pela linha de baliza tendo sido tocada pela última vez por um defensor, excepto o guarda-redes. O jogador que efectua o lançamento deve ter um pé colocado no canto do lado mais próximo da linha lateral por onde a bola saiu.
- Lançamento de baliza – Situação em que a bola sai pela linha de baliza, tendo sido tocada pela última vez por um atacante ou guarda-redes adversário. A bola só pode ser colocada em jogo pelo guarda-redes em qualquer parte da sua área de baliza, não sendo necessário o apito do árbitro.
             Ü Substituições
Não há limite para o número de substituições por jogo. O acto de substituição pode acontecer com o jogo a decorrer, não sendo necessária a autorização prévia de qualquer membro da equipa de arbitragem. O jogador só pode entrar no terreno de jogo pela zona de substituição. O jogador suplente só pode entrar após a saída do jogador a substituir.

Ü Faltas e incorrecções
As acções consideradas faltas são sancionadas com lançamento livre. Para a marcação destes lançamentos livres, o jogador adversário mais próximo tem de estar a uma distância mínima de três metros. Se a falta ocorrer entre a linha dos 6 e 9 metros, a distância de 3 metros continua a ser obrigatória, mas o lançamento livre é marcado fora da linha dos 9 metros, o mais próximo possível do local onde ocorreu a falta.
Em qualquer caso, o lançamento é executado por um jogador que tem de ter obrigatoriamente uma parte do pé em apoio. Este lançamento pode ser executado sem o apito do árbitro, sendo possível rematar directamente à baliza e marcar golo.
Para punir uma falta sobre um jogador em situação manifesta de golo é assinalado lançamento (livre) de sete metros. Nesta falta é assinalada uma interrupção do tempo de jogo. Todos os jogadores têm de estar atrás da linha dos 9 metros e o marcador do lançamento livre tem de ter os pés atrás da linha de sete metros, não podendo mexer um dos pés. O guarda-redes pode colocar-se em qualquer local da área de baliza, desde que não ultrapasse a marca dos 4 metros. Após o apito do árbitro, o marcador tem três segundos para rematar directamente à baliza.
Ü Limitações
- Manter a posse de bola sem que haja a intenção de rematar ou qualquer acção de ataque – jogo passivo.
- Após a execução do lançamento de baliza, o guarda-redes não pode jogar novamente a bola se esta não tiver sido tocada por qualquer outro jogador.
- A bola não pode tocar abaixo dos joelhos, excepto quando é lançada pelo adversário.
- O jogador não pode lançar-se sobre a bola que se encontra a rolar ou parada no solo.

Ü Contacto com a bola
A bola é jogada com as mãos, podendo ser lançada, batida, empurrada, parada com a ajuda de qualquer parte do corpo acima dos joelhos (inclusive). Não é permitido ficar com a bola na mão mais de 3 segundos consecutivos, mesmo que esta esteja parada no solo.
            Ü Passos
Um jogador não pode efectuar mais de 3 passos com a bola na mão sem driblar.
            Ü Dribles
            Não se pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar a bola, agarrá-la e voltar a driblar. Não se pode passar a bola de uma mão para a outra. Não se pode driblar com as duas mãos em simultâneo.
 Ü Violações
Nenhum jogador quer esteja em função defensiva quer ofensiva, pode pisar a linha da área de baliza dos 6 metros. Se a violação for feita por um defensor, na situação de impedir o ataque adversário, é assinalado livre de sete metros; no caso de um atacante, a acção consequente (por exemplo, um golo) é invalidada.
 Ü Sanções
- AdvertênciaSituação em que um jogador tem uma conduta antidesportiva ou irregular (por exemplo, barrar o caminho do adversário com os braços).
Penalização: Cartão amarelo e lançamento livre.
           - Exclusão – Situação em que um jogador comete, por exemplo, irregularidades repetidas, substituição irregular, repetição de uma atitude antidesportiva, entre outras.
Penalização: Lançamento livre e saída do jogador por um período de dois minutos, não podendo ser substituído por nenhum colega.
           - Desqualificação – Situação em que um jogador acumula a terceira exclusão, comete irregularidades grosseiras para com o adversário ou entra no terreno de jogo sem autorização.
Penalização: Cartão vermelho e lançamento livre. O jogador desqualificado sai definitivamente do jogo e, por um período de dois minutos, nenhum colega o pode substituir.
           - Expulsão – Situação em que qualquer elemento da equipa comete uma agressão.
Penalização: Lançamento livre, o jogador expulso sai definitivamente do jogo e a sua equipa joga o resto do jogo com menos um jogador.
Acções técnico-tácticas:
Ataque
           Existem vários gestos técnicos, como o passe, recepção, drible, remate, etc., que são fundamentais para poderes jogar com os teus colegas.

           Passe – É importante saberes passar a bola com precisão aos teus colegas de equipa, ou seja, deves utilizar o tipo de passe mais adequado a cada situação de jogo.
Existem diversos tipos de passes:
           - Passe de ombro.
           - Passe de pulso.
           - Passe picado ou de ressalto.
*    Passe de ombro – É o tipo de passe que deves utilizar quando estás próximo do teu colega (sem adversário na linha de passe) ou para distâncias maiores (exemplo: contra-ataque).
*   Passe de pulso – Este tipo de passe permite-te movimentar a bola a velocidades mais elevadas mas sempre a distâncias curtas.
*   Passe picado – Deves utilizar este tipo de passe quando tiveres um adversário entre ti e o colega a quem queres passar a bola.   
DriblePara progredir no campo podes utilizar o drible. Quando driblas em corrida, deves conduzir a bola lateralmente e à frente, de modo a não perturbar a tua corrida. Às vezes, enquanto driblas, tens necessidade de mudar de direcção ou de ultrapassar um adversário. Para tal basta mudares de mão enquanto driblas. O drible pode ser de progressão ou de protecção.
Remate – São considerados remates à baliza todos os lançamentos que têm como objectivo marcar golo. Existem vários tipos de remates:
     - Remate em apoio
     - Remate em suspensão
     - Remate com abertura de ângulo
*    Remate em apoio – O jogador deve armar o braço no final do primeiro passo e rematar após o terceiro, rodando o tronco para a frente.
*    Remate em suspensão – O jogador salta na vertical, com a ajuda da coxa da perna livre, e arma o braço. A báscula do tronco contribui fortemente para a potência do remate.
*    Remate com abertura de ângulo – O jogador deve deslocar-se numa trajectória aérea dirigida para a linha de 7 metros. Após a impulsão arma, o braço, observa o guarda-redes e remata na sequência de uma forte rotação do tronco.
Desmarcação – Acção de surpresa que resulta na ocupação de um espaço livre, iludindo o defensor que o marcava. A desmarcação realiza-se sem a posse de bola e exige um domínio de deslocamentos e sobretudo de mudanças de direcção e ritmo.
Fintas – As fintas correspondem a acções que pretendem enganar o oponente. Aplicam-se com o objectivo de surpreender o adversário e invalidar a sua marcação.
Ao fintares o adversário estás a tentar ultrapassá-lo e assim criar uma situação de superioridade numérica. Mas não te esqueças de que uma finta não deve ser repetida demasiadas vezes, pois o adversário adaptar-se-á a ela.
A finta pode ser executada com e sem bola.
Defesa
Posição-base defensiva – Deves apoiar os pés paralelamente; distribuir o peso do corpo igualmente pelos dois apoios; flectir ligeiramente as pernas; inclinar o corpo para a frente; levantar lateralmente os braços e voltar as palmas das mãos para a frente.
Deslocamentos defensivos – Os deslocamentos defensivos laterais servem para movimentar lateralmente a defesa, para acompanhar um ataque ou para fechar rapidamente um espaço através do qual um atacante quereria fugir ou passar a bola.
Os deslocamentos defensivos frontais servem para o defesa sair ao adversário com bola e regressar à formação de defesa.
Desarme – O desarme tem como intenção técnico-táctica defensiva retirar (“roubar”) a bola ao adversário de forma regulamentar.
Bloco – O bloco é a acção que pretende interceptar a trajectória da bola perante um remate contra a nossa baliza. Pode ser executado por um ou mais jogadores.
Sistemas defensivos
                                  
Verifica os teus conhecimentos, tentando responder às questões que se seguem.
1- Em que país foi criado o Andebol?
2- Qual é o objectivo de um jogo de Andebol?
3- Como são constituídas as equipas?
4- Qual é a função da equipa de arbitragem?
5- Quantas substituições se podem fazer num jogo de Andebol?
6- Como e onde se inicia um jogo de Andebol?
7- Como é constituída a equipa de arbitragem?
8- Quantos passos pode dar o jogador que está de posse da bola, se não driblar?
9- Como se chamam as linhas que delimitam o campo de Andebol?
10- Desenha um campo de Andebol.
11- Quais são as sanções disciplinares existentes no Andebol?
12- Em que sanção disciplinar o árbitro exibe o cartão amarelo?
13- Um jogador que é excluído, fica de fora do jogo por quanto tempo?
14- Se um defesa entrar na sua área de baliza para impedir que um atacante faça o remate, o que é que o árbitro deve assinalar?
15- O guarda-redes pode marcar golos?
16- Quando é que é lançamento de baliza?
17- Indica duas situações que sejam penalizadas com a marcação de lançamento livre de sete metros.
18- Quando é que o guarda-redes pode sair da área de baliza?
19- Tendo em atenção a trajectória da bola, quais são os tipos de recepção da bola que conheces?
20- Quais são os tipos de passes que conheces e qual o mais usado no Andebol?
21 - Que tipos de drible conheces?
22 - Como é constituída a equipa de arbitragem?
23 - Indica os tipos de remates que conheces?

3 comentários:

Margarida Pestana disse...

muito bom, obrigada pela a ajuda!!!❤

Núnes disse...

Obrigado por ter ajudado a minha mente!

marta disse...

Obrigada colega! Muito bom!