sábado, 8 de novembro de 2014

BASQUETEBOL

BASQUETEBOL

1- Breve História:Este desporto colectivo foi inventado por James Naismith, nascido no Canadá. O Basquetebol apareceu em 1891 numa escola dos Estados Unidos da América, onde Naismith era professor. Ele colocou dois cestos de pêssegos (furados em baixo) em cada extremidade do ginásio e a uma altura maior que a dos jogadores. O objectivo do jogo era introduzir a bola no cesto da equipa adversária, usando as mãos.
Surgiram então as primeiras regras, tendo sido proibido o contacto com os adversários e a sua placagem(agarrar os adversários). Os jogadores não podiam dar mais de dois passos com a bola na mão. As regras foram mudando e evoluindo até aos nossos dias. Este jogo chamou-se basketball (basquetebol em português), pois era jogado com cestos e bola.
Apareceu em Portugal em 1913, introduzido pela Associação Cristã da Mocidade.

2- Identificação do jogo:O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas. Cada equipa é constituída por 5 jogadores efectivos e um máximo de 5 suplentes ( na Liga de Clubes de Basquetebol podem ser sete), não havendo limite de substituições.
O jogo realiza-se num campo rectangular delimitado por duas linhas laterais e duas linhas finais (28 x 15 metros), com dois cestos colocados na zona central das duas linhas finais, a uma altura de 3,05 metros.
O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto adversário e evitar que a outra equipa faça o mesmo, cumprindo as regras.
O jogo é dirigido por cinco juízes: - dois árbitros (juízes principais que fazem cumprir as regras do jogo), um marcador (que regista os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas), um cronometrista (que controla o tempo de jogo e os descontos de tempo) e um operador de 24 segundos (que controla o tempo limite que cada equipa dispõe para posse ininterrupta da bola( 24 segundos).

3-  O Campo:


4- Início e recomeço do jogo:
O jogo inicia-se com lançamento de bola ao ar pelo árbitro no círculo central. A bola é disputada entre dois adversários situados dentro do círculo central, estando os restantes jogadores fora do mesmo.

5- Duração do jogo:O tempo de jogo varia consoante o escalão etário. Para os seniores a duração é de 40 minutos, divididos por quatro períodos de 10 minutos cada. O intervalo maior de 15 minutos acontece entre o segundo e terceiro períodos, enquanto que os outros intervalos têm a duração de 2 minutos, mesmo em caso de período suplementar. Nos 3 primeiros tempos, cada treinador pode pedir 1 tempo de repouso(desconto de tempo). No quarto período, cada treinador pode pedir dois tempos de repouso.

6- Sistema de pontuação:Uma equipa pontua cada vez que a bola entra no cesto adversário. A pontuação dos diferentes lançamentos é a seguinte:
· 3 pontos – qualquer lançamento convertido realizado atrás da linha de 6,75 metros.
· 2 pontos - qualquer lançamento convertido realizado à frente ou em contacto com a linha de 6,75 metros.
· 1 ponto – cada lance livre convertido.
Ganha o jogo a equipa que conseguir mais pontos. No Basquetebol não há empates. Em caso de igualdade no final do encontro, haverá tantos prolongamentos de 5 minutos quantos os necessários até que uma equipa termine em vantagem pontual.

7- Bola fora/ Reposição da bola em jogo:A bola é considerada fora sempre que:
· Toque o chão para além das linhas de campo;
· Toque nas linhas finais ou laterais;
· Um jogador com a bola nas mãos pise as linhas limites do campo;
· O árbitro interrompa o jogo.
A reposição da bola em jogo é feita pela linha final ou lateral no local onde a bola saiu. O jogador que repõe a bola em jogo não pode pisar a linha do campo.

8- Faltas e incorrecções:No Basquetebol, há vários tipos de faltas, das quais se destacam as pessoais e as técnicas. As faltas pessoais dizem respeito às infracções que envolvem contacto com o adversário. As faltas técnicas relacionam-se com atitudes antidesportivas.
As acções faltosas que envolvem um contacto pessoal são sancionadas com a reposição da bola pela linha lateral, se a falta for cometida sobre um jogador que não se encontra em acto de lançamento. No entanto, se esta for cometida durante o acto de lançamento, o lançador terá direito a lances livres:
· Um lance livre, se o lançamento ao cesto em falta tiver sido concretizado;
· Dois lances livres, se o lançamento não tiver sido concretizado numa tentativa de dois pontos;
· Três lances livres, se o lançamento não tiver sido concretizado numa tentativa de três pontos.
Após a quarta falta de uma equipa em cada período de jogo, a equipa adversária tem direito a dois lances livres por cada falta.
No caso de uma falta técnica, a equipa adversária tem direito a um lance livre, que pode ser realizado por qualquer jogador, seguido de posse de bola a meio campo.

Sempre que um jogador cometer uma falta pessoal ou técnica deve levantar o braço para que o marcador possa inscrever, sem qualquer dúvida, o número da sua camisola no boletim de jogo. Todo o jogador que cometer cinco faltas deve abandonar o jogo, sendo substituído por um companheiro.

Contacto com a bola:
A bola é jogada com as mãos, não podendo ser pontapeada, socada nem transportada na mão. No entanto, se o contacto com um membro inferior ocorrer de forma não intencional não é considerada falta.

Passos:
Um jogador só pode efectuar dois apoios com a bola nas mãos sem driblar.
Dribles:
Um jogador não pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, não pode driblar a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a driblar. Também não pode driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
O drible é a acção que permite ao jogador manter a posse da bola através de batimentos sucessivos no solo com uma ou outra mão. Existem dois tipos de drible:
· De progressão – utilizado para progredir no terreno de jogo.
· De protecção – utilizado para proteger a bola do adversário.
Bola presa:
É bola presa quando dois ou mais adversários agarram simultaneamente a bola. A bola é reposta em jogo por um lançamento de bola ao ar entre dois adversários no círculo mais próximo.

Violações de campo:
Um jogador que está na posse da bola na zona de ataque não pode passar nem driblar a bola para a sua zona defensiva.

Restrições de campo:
Regra dos 3 segundos – Um jogador não pode permanecer mais de três segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa estiver de posse da bola.
Regra dos 5 segundos – Cada jogador dispõe de cinco segundos para libertar a bola das mãos passando-a, driblando ou lançando ao cesto.
Regra dos 8 segundos – Após ganhar a posse da bola, uma equipa tem um máximo de oito segundos para deixar a sua zona defensiva.
Regra dos 24 segundos – Quando uma equipa entra na posse da bola, tem um tempo máximo de vinte e quatro segundos para lançar a bola ao cesto adversário.


O passe:
O passe é o gesto técnico que permite comunicar com os companheiros de equipa. Os principais tipos de passe são:
· Passe de peito – utilizado para distâncias curtas ou médias;
· Passe picado - utilizado para distâncias curtas ou médias, principalmente quando existe um adversário entre o passador e o receptor da bola;
· Passe de ombro – utilizado para grandes distâncias.

O Lançamento:
O lançamento é o gesto técnico que permite que a bola seja enviada para o cesto e entre neste para obteres pontos. O lançamento pode ser executado em apoio ou em salto(suspensão). Os principais tipos de lançamentos são:
· Lançamento parado (em apoio);
· Lançamento em suspensão;
· Lançamento na passada.

Paragens e rotações:
A paragem pode ser feita de duas maneiras:
· A um tempo – A recepção da bola é feita com os dois pés no ar; em seguida, fazes o apoio no solo em simultâneo com os dois pés afastados à largura dos ombros. Após esta paragem, podes rodar sobre qualquer um dos pés.
· A dois tempos - A recepção da bola é feita com os dois pés no ar; em seguida, fazes o apoio no solo com um pé de cada vez, um à frente do outro. Só se pode rodar sobre o primeiro pé que se apoiou no solo.

As Rotações executam-se após paragem (1 ou 2 tempos), quando queres proteger a bola. Após paragem, podes deslocar um dos pés uma ou mais vezes em qualquer direcção. Deves conservar o outro pé ( pé-eixo) sempre apoiado no mesmo ponto de contacto com o solo.


Noções Tácticas Fundamentais
- Sempre que a tua equipa tem a posse da bola - Estás ao ataque.
- Sempre que a tua equipa não tem a posse de bola – Estás à defesa.


Movimentação ofensiva (ataque)
Os jogadores atacantes sem bola devem ocupar racionalmente o espaço, ou seja, devem evitar a aglomeração e ocupar o espaço de jogo a toda a largura e comprimento do campo. Devem desmarcar-se, ou seja, efectuar movimentações rápidas para fugirem à marcação do seu adversário, criando linhas de passe.
O jogador atacante com bola deve virar-se para o cesto e observar a movimentação dos jogadores da sua equipa e da equipa adversária e depois decidir-se por lançar ao cesto, driblar ou passar a bola a um companheiro. Sempre que um jogador passa a bola a um colega de equipa deve efectuar o “passe e corte”, ou seja, criar uma linha de passe para poder voltar a receber a bola.

Movimentação defensiva (defesa)
Quando a tua equipa não tem a posse da bola, deves procurar recuperá-la. Tu e os teus colegas devem posicionar-se e movimentar-se no campo evitando que a outra equipa avance e marque cesto.
- Marcação:
Quando a tua equipa perde a posse de bola, deves assumir de imediato uma atitude defensiva e marcar o teu adversário directo ( mais próximo ) e colocares-te entre ele e o cesto (defesa Homem a Homem – H x H ).
Deves participar no ressalto, sempre que há lançamento tentando recuperar a posse da bola.
Deves marcar o adversário que tem a bola não o deixando avançar no campo e dificultando-lhe o passe para os colegas.
Deves marcar o adversário mais perto de ti que não tem a bola impedindo-lhe que a receba.

Verifica os teus conhecimentos respondendo às seguintes questões:
1- Como são costituídas as equipas de Basquetebol?
2 - Quanto tempo podes estar parado com a bola nas mãos?
3 - Quantos passos podes dar com a bola nas mãos?
4 - Como é constituída a equipa de arbitragem?
5- Indica os tipos de passes que conheces.
6- Que tipos de dribles conheces?
7 - Como se inicia um jogo de Basquetebol?
8 - Qual é a duração de um jogo de basquetebol?
9 - Que tipos de lançamentos conheces?



A.Fortuna - 2013/14

2 comentários:

ATREVIDAS disse...

OBRIGADA SERVIU PARA PODER ESTUDAR PARA O TESTE.

Conquistador_100 123 disse...

obg ajudou muito!!!