quarta-feira, 6 de maio de 2015

FUTSAL

Breve história do Futsal


No final do século XX, na década de90, surge o futsal, uma fusão do futebol de salão com o futebol de 5, modalidade que é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol. Presentemente o Futsal está vinculado à FIFA. Embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, é ao Brasil que se deve o seu crescimento, difusão e regulamentação.

Identificação


O futsal é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas formada por cinco jogadores de campo e sete suplentes.
O objectivo do jogo é marcar golo na baliza da equipa adversária e evitar que esta marque golo. É considerado golo, sempre que a bola ultrapasse totalmente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra.
Vence o encontro (jogo) a equipa que marcar o maior número de golos. No caso de as equipas marcarem o mesmo número de golos ou não marcarem nenhum, é declarado empate.
A duração do jogo é de dois períodos iguais, de 20 minutos cada; o intervalo não deve exceder os 10 minutos. As equipas têm direito a um minuto de tempo”morto”, em cada um dos períodos.
Durante o jogo, cada equipa pode fazer as substituições que entender.

Regulamento


1. Equipa de Arbitragem

O jogo é dirigido pelo árbitro, que deve aplicar as leis do jogo e tomar as medidas disciplinares mais apropriadas às infracções respectivas. O segundo-árbitro deve ajudar o árbitro a controlar o jogo, de acordo com as suas leis, deslocando-se no lado oposto ao do árbitro. O cronometrista controla o tempo útil de tempo jogado, os descontos de 1 minuto de tempo “morto”, os dois minutos de tempo efectivo de castigo, no caso de expulsão de um jogador.

2. Atitude Disciplinar

Um jogador é advertido (advertência com cartão amarelo) quando comete uma das seguintes faltas:
- Tem um comportamento antidesportivo;
- Manifesta desacordo, por palavras ou por actos;
- Infringe constantemente as leis do jogo;
- Retarda o começo do jogo;
- Não respeita a distância regulamentar, na marcação de um pontapé de canto, pontapé de linha lateral, pontapé livre ou lançamento de baliza;
- Entra ou reentra no recinto de jogo, sem autorização do árbitro ou infringe a regra das substituições;
- Abandona deliberadamente o recinto de jogo, sem autorização do árbitro.

Um jogador pode ser expulso (com cartão vermelho) do recinto de jogo, quando comete uma das seguintes faltas:
- Manifesta conduta violenta;
- Tem actos de brutalidade;
- “Cospe” num adversário ou sobre qualquer outra pessoa;
- Impede ou anula uma ocasião clara de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (excepto o guarda-redes);
- Impede uma ocasião de golo a um adversário, que se dirija para a baliza, cometendo uma falta passível de um pontapé livre ou de um pontapé de grande penalidade;
- Usa linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros;
- Recebe uma segunda advertência, no decorrer do mesmo jogo.


3. Início do Jogo
O início do jogo é realizado através de pontapé de saída, não se podendo obter golo directamente. A bola encontra-se parada na marca de meio-campo, com todos os jogadores no respectivo meio-campo. Os jogadores adversários colocam-se fora do círculo central. A bola tem de ser obrigatoriamente tocada para a frente.

3. Reposição da bola em jogo

 Lançamento de baliza – Sempre que a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante. É reposta em jogo, pelo guarda-redes da seguinte forma:
- a bola só entra em jogo, após ter saído da área de grande penalidade;
- a bola deve ser “lançada”com a mão de qualquer ponto da área de grande penalidade;
- o guarda-redes dispõe de 4 segundos para efectuar o lançamento.
Nunca se pode obter golo directamente, a partir de um lançamento de baliza. Não se pode jogar a bola pela segunda vez, até esta ser jogada por outro jogador.


 Pontapé de linha lateral – Sempre que a bola ultrapassa completamente a linha lateral ou bata no tecto. Para a sua execução a bola deve ser colocada sobre a linha lateral no local onde saiu. É executado com o pé. Os jogadores adversários devem estar pelo menos a 5 metros da bola e o executante dispõe de 4 segundos para efectuar o pontapé.
Não se pode marcar golo directamente a partir do pontapé de linha lateral.


Pontapé de Canto – Sempre que a bola seja tocada em último lugar por um jogador da equipa que defende, ultrapassando completamente a linha de baliza. É reposta em jogo pela equipa atacante da seguinte forma:
- a bola é colocada dentro do quarto de círculo mais próximo;
- a bola entra em jogo, logo que seja pontapeada por um jogador da equipa atacante; - os jogadores adversários devem estar pelo menos a 5 metros da bola;
- o executante dispõe de 4 segundos para efectuar o pontapé;
- pode obter-se golo directamente, a partir de um pontapé de canto.

Pontapé livre indirecto – É concedido quando:

- há obstrução intencional, carregar o guarda-redes no interior da área de grande penalidade ou jogar a bola de maneira que o árbitro considere perigosa. Se estas faltas forem cometidas no interior da área de grande penalidade, o pontapé livre indirecto deverá ser marcado com a bola colocada sobre a linha de 6 metros, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a falta.

Relativamente ao guarda-redes, também constituem motivo para penalização com pontapé livre indirecto, as seguintes situações:
- tocar ou controlar a bola com as mãos, quando passada com o pé por um companheiro;
- tocar ou controlar a bola mais do que 4 segundos, com as mãos ou com os pés, no seu meio-campo.
- se, depois de a bola ser reposta em jogo, voltar a recebe-la de um companheiro de equipa, sem que esta tenha passado a linha de meio-campo ou tenha sido tocada ou jogada por um jogador adversário.

 Pontapé livre directo - É considerado quando: - um jogador tocar a bola com a mão ou braço (excepto o guarda-redes na sua área de grande penalidade); tentar dar ou dar um pontapé num adversário; tentar ou passar uma rasteira a um adversário; saltar sobre um adversário; Carregar um adversário, mesmo com o ombro; tentar agredir ou agredir um adversário; empurrar um adversário; agarrar um adversário; cuspir sobre um adversário; deslizar no solo para tentar jogar a bola.

Todos os pontapés livres directos são marcados no local onde as faltas são cometidas. Todas estas faltas são acumuláveis. Nos pontapés livres, assinalados para as primeiras 5 faltas é permitida a formação de barreira; os adversários devem permanecer à distância de 5 metros da bola e pode ser obtido golo directamente.

 Pontapé de grande penalidade – Quando uma das faltas que dá direito a pontapé livre directo, for cometida dentro da área de grande penalidade, é assinalada grande penalidade. O guarda-redes deve colocar-se sobre a linha de baliza, em frente ao executante, entre os postes da baliza, até ao momento em que a bola é pontapeada.


 Pontapé livre da 2ª marca de grande penalidade – Todas as faltas cometidas, atrás da 2ª marca de grande penalidade (10 metros) são marcadas na 2ª marca de grande penalidade. Se a falta for cometida antes da 2ª marca de grande penalidade, a equipa pode optar pelo local onde foi cometida a falta ou pela 2ª falta de grande penalidade.

FUNDAMENTOS TÉCNICO-TÁCTICOS


1. Movimentação ofensiva

Tem por objectivo criar uma situação de vantagem, que é aproveitada rapidamente. Na movimentação ofensiva é importante evitar o erro e o contra-ataque da equipa contrária.

Para haver êxito, na movimentação ofensiva, deve-se:
- manter a troca de bola entre os alas e o jogador fixo no centro do campo, deslocando-se entre as suas posições, para criar linhas de passe ao pivot;
- após passe, fazer a desmarcação, entrada em diagonal, com mudança brusca de ritmo e direcção, para a posição de pivot; este vai para a posição de ala – compensação - , mantendo-se assim o equilíbrio da acção ofensiva.

A concretização pode ser facilitada pelo apoio ao jogador com bola, na progressão para a baliza, ou pela assistência, passe ao companheiro de equipa, que se encontra na melhor posição, para finalizar o ataque.

2. Movimentação Defensiva

Tem por objectivo impedir a concretização do ataque adversário e recuperar a posse da bola, para iniciar rapidamente o contra-ataque.

Assim, na movimentação defensiva, deve-se:
- fazer a intercepção da bola e “corte” da linha de passe;
- fazer o desarme, pressão sobre o jogador que recebe a bola, dificultando logo que possível a recepção, e lutar para recuperá-la;
- fazer a pressão sobre o primeiro passe, para impedir ou atrasar o início do contra-ataque, dando tempo aos companheiros de equipa na recuperação defensiva;
- dar a ajuda a um companheiro de equipa, que marca o adversário directo e que pode, eventualmente, ser ultrapassado.

sábado, 2 de maio de 2015

BADMINTON

Badminton - Documento de Apoio - 2010-2011
Badminton - Documento de Apoio - 2010-2011