terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

FUTEBOL

Breve história do Futebol:

A origem do Futebol é imprecisa. São conhecidos jogos similares, em vários pontos do globo e em várias épocas. Na China, em 2500 a.C. existia o “Tsu-Chu. Na Grécia jogava-se o “Epyskiros.” Em Roma praticava-se o “Harpastum.” O “Calcio” jogava-se em Florença, em 1500. “La Soule” em Inglaterra, por volta de 1710, era um misto de râguebi-futebol. Em 1863, em Inglaterra, surgem as primeiras leis oficiais de Futebol. Em 1888, surgiu o Futebol em Portugal. Em 1904 foi criada a F.I.F.A. A F.P.F. foi fundada em 1914. Em 1938, a F.I.F.A. criou as 17 leis que regulamentam o Futebol.
Caracterização:

O Futebol é um jogo desportivo colectivo disputado entre duas equipas, cada uma constituída por onze jogadores efectivos (um guarda-redes e 10 jogadores de campo) e sete suplentes. Pode-se jogar com todo o corpo, excepto os membros superiores, num campo rectangular, cuja dimensão pode variar entre 90 e 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura. O objectivo do jogo é fazer com que a bola entre na baliza adversária e impedir que entre na própria baliza. A duração do jogo é variável em função do escalão etário. Os jogos do escalão seniores têm a duração de 90 minutos (duas partes de 45 minutos cada, com um máximo de 15 minutos de intervalo). A competição é dirigida por uma equipa de arbitragem constituída por um árbitro principal, dois árbitros assistentes e um quarto árbitro. Regulamento:

1. Início e recomeço do jogo.
A posse de bola ou escolha do campo faz-se por sorteio entre os dois capitães de equipa. O pontapé de saída é dado após o apito do árbitro, com a bola colocada sobre a marca de meio campo. Os jogadores da outra equipa têm que estar fora do círculo central. Após o intervalo, o pontapé de saída é efectuado pela equipa contrária e nas mesmas condições. Após um golo, o pontapé de saída é efectuado pela equipa que o sofreu.

2. Sistema de pontuação.
A equipa pontua (marca golo) quando consegue que a bola transponha completamente a linha de baliza (entre os postes e debaixo da barra) da equipa adversária, numa jogada regulamentar.

3. Bola fora de jogo/ Reposição da bola em jogo.
A bola é considerada fora de jogo quando transpõe completamente as linhas laterais ou a linha de baliza. A reposição em jogo pode ser feita por:
Lançamento pela linha lateral – ocorre quando a bola sai pela linha lateral, sendo
a reposição feita no local por onde a bola saiu. O jogador, no acto de lançamento, deve utilizar as duas mãos colocadas acima da cabeça e manter os dois pés fora do terreno de jogo em apoio.
Pontapé de canto – ocorre quando a bola sai pela linha de baliza, tendo sido tocada em último lugar por um defensor. Este pontapé é executado com a bola colocada no quarto de círculo. Pode ser realizado directamente para a baliza e resultar golo.
Pontapé de baliza – ocorre quando a bola sai pela linha de baliza, tendo sido tocada em último lugar por um atacante. A bola pode ser colocada em qualquer parte da área de baliza, sendo o pontapé executado por um jogador da equipa que defende. A bola tem que sair da área de grande penalidade, podendo ser enviada directamente à outra baliza e resultar golo.

4. Substituições.
É permitido um total de três substituições. Uma substituição só pode ocorrer com o jogo parado e com autorização do árbitro. O jogador só pode entrar no terreno de jogo após a saída do jogador a substituir.

5. Faltas e incorrecções.
As acções consideradas faltas e sancionadas podem ser mais ou menos graves, podendo as graves dar origem à marcação de livre directo (é possível rematar directamente à baliza e marcar golo), como por exemplo:
jogar a bola com as mãos ou com os membros superiores;
dar pontapés ou tentar pontapear o adversário;
carregar o adversário violentamente pelas costas, não tendo hipótese de jogar a bola;
rasteirar o adversário;
saltar sobre o adversário;
agarrar ou empurrar o adversário;
agredir, tentar agredir ou cuspir no adversário.
Qualquer falta grave cometida dentro da grande área é sancionada com um pontapé de grande penalidade executado pela equipa que o sofreu. Ao jogador que cometeu a falta deverá ser exibido cartão amarelo ou vermelho, consoante a sua gravidade. Este pontapé é executado na marca de grande penalidade.
As faltas de menor gravidade são sancionadas com livre indirecto, ou seja, o golo só é validado se a bola tocar num jogador diferente do executante do livre, como por exemplo:
jogo perigoso ou obstrução;
o guarda-redes retardar a reposição da bola em jogo.
6. Fora de jogo.
Um jogador está na posição de fora de jogo, quando se encontra mais próximo da linha de baliza do que a bola, no momento em que esta lhe é passada, excepto:
- se o jogador se encontra atrás da linha de fora de jogo ( linha de meio campo);
- se, estando para além da linha de fora de jogo, tiver entre ele e a linha de baliza um jogador adversário de campo e o guarda-redes.

Fundamentos Técnicos:

Ø O Passe – é o gesto técnico que permite tocar a bola para um companheiro de equipa. Podem ser aéreos ou rasteiros, curtos ou longos. São executados com a parte interna do pé, quando um companheiro de equipa se encontra perto; com a cabeça (testa), para as bolas altas; com o calcanhar; a parte externa do pé, quando se pretende imprimir maior velocidade à bola; o peito do pé, quando um companheiro de equipa se encontra longe.

Ø A recepção e controlo da bola – é o acto que permite ficar na posse da bola usando qualquer parte do corpo, excepto os membros superiores. A bola pode ser apenas amortecida ou completamente parada.

Ø A condução da bola – É o acto que permite levar bola de um local para outro, utilizando a parte interna ou externa do pé.

Ø O drible – é a condução da bola para progredir no terreno e ultrapassar o adversário, mantendo o controlo da bola.

Ø A finta – é uma simulação para desequilibrar e enganar o adversário. Pode ser feita com e sem bola.
Ø Remate – é o acto de enviar a bola para a baliza. Na maioria das vezes é feito com pé, por vezes, é feito com a cabeça. Pode ser executado em jeito, procurando colocar a bola na baliza, fora do alcance do guarda-redes, e em força, surpreendendo os adversários.

Ø O Guarda-redes – a sua função é impedir que a bola entre na sua baliza e promover o início do ataque da sua equipa. É o único jogador que pode tocar a bola com qualquer parte do corpo quando está dentro da sua área, desde que não seja passada com o pé, por um colega da equipa. Deve colocar-se entre a bola e a baliza (enquadrar-se) para impedir o golo. Ao recuperar a bola, deve passá-la a um jogador desmarcado para iniciar o ataque.


Fundamentos Tácticos:

Sendo o Futebol praticado por duas equipas, com o mesmo número de jogadores, o essencial é:
> Marcar golos;
> Evitar golos adversários;
> Passar ao ataque e à defesa.

1. ATAQUE (acção ofensiva) – Uma equipa encontra-se ao ataque, quando tem a posse da bola. Por isso, durante a acção ofensiva, deves:
- conservar a posse da bola;
- progredir na direcção da baliza adversária;
- marcar golo.

2. DEFESA (acção defensiva) – Uma equipa defende quando não tem a posse da bola. A marcação inicia-se logo após a perda da bola, procurando recuperá-la de seguida.
Na fase defensiva deves:
- recuperar a posse da bola;
- impedir a progressão dos jogadores adversários e da bola, numa zona que possa colocar em perigo a tua baliza, através do desarme e da intercepção;
- proteger a baliza, não permitindo a finalização da jogada (remate).

A Marcação pode ser:
» Individual
» À zona
» Mista

A Desmarcação pode ser:
» De apoio
» De ruptura